PÃO DE ALFARROBA PALEO


Cada vez mais existe a procura e a preocupação em seguir uma dieta saudável, livre de aditivos e outros conservantes. Há cerca de dois meses comecei a introduzir mais alguns hábitos na minha alimentação, onde já incluía carne, peixe, frutas e legumes biológicos. Agora comecei a introduzir outras farinhas em substituição da farinhas de trigo processadas, muito mais saudáveis, como por exemplo a farinha de alfarroba, farinha de coco, farinha de amêndoa, farinha de mandioca,  polvilho doce, polvilho azedo e farinha de trigo sarraceno. Muito tenho de aprender, mas com a ajuda da página Paleo XXI todos conseguirão ter uma alimentação saudável.

E hoje apresento o meu primeiro pão, Pão de Alfarroba, vi algumas receitas e adaptei-a aos ingredientes que tinha em casa, não me quero elogiar mas estou muito orgulhosa, saiu um pão maravilhoso e delicioso. Vamos à receita:

📌 Ingredientes 🍞
  • 70 g de sementes de girassol e linhaça dourada
  • 80 g de farinha de trigo sarraceno
  • 70 g de farinha de alfarroba
  • 210 g de polvilho doce
  • 2 ovos
  • 15 g de levedura fresca p/ pão ou 7 g de levedura seca p/ pão
  • 1 colher de chá de flor de sal, usei Marnoto
  • 1 colher de sopa de azeite virgem extra
  • 200 g de água morna
  • Algumas sementes a gosto para polvilhar
  • Papel vegetal para forrar a forma
  • 1 forma p/ pão

📌 Preparação
  1. Comece por dissolver a levedura na água morna, reserve;
  2. No copo da bimby coloque as sementes e reduza-as em farinha, programe 30 seg/ vel 9 ( vel 5, 7 e 9 progressivamente);
  3. Adicione as restantes farinhas, os ovos, o sal, a água com o fermento dissolvido, o azeite e programe 2 minutos/ vel espiga;
  4. Aqueça o forno a 50º C e desligue-o;
  5. Forre a forma com o papel vegetal, verta a massa para a forma, alise, polvilhe com sementes a gosto e coloque a forma no forno que foi aquecido, deixe levedar durante 45 minutos;
  6. Findo este tempo cozer durante 35 minutos à temperatura de 200º C;
  7. Deixe arrefecer durante 10 minutos antes de desenformar;
  8. Delicie-se, seja saudável e Bom Apetite!


Comentários

  1. Ficou com um aspeto incrível, ninguém diria que é um pão saudável! Não me importava nada de comer uma fatia agora ao lanche! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito delicioso e saudável, mesmo passado dois ou três dias torrado e com manteiga é maravilhoso, beijinhos

      Eliminar
  2. Olá. Fiz ontem o seu pão. De todas as experiências de pão sem gluten este foi o que ficou super. Obrigada pela partilha. Apenas tive duvidas quanto às quantidades de linhaça e sementes de girassol.São 70gr no total ou 70gr de cada? Eu fiz com 70gr de cada. Um beijinho. Sónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro este género de páo. Eu fiz com 70 gr no total (girassol e linhaça) mas se fizestes com 70 de cada e ficou bom, melhor ainda, a cozinha é um autêntico laboratório :) beijinhos

      Eliminar
  3. O pão cresce enquanto leveda? O meu não. E para além disso achei a massa espessa é normal? Não tenho jeito nenhum para pão Saiem sempre mal 😕

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim o pão cresce enquanto leveda, deve colocá-lo em ambiente quente, eu aqueço o forno a 50ºC, desligo e depois coloco o pão já na forma a levedar, não desanime numa próxima vez ficará melhor. Bjs

      Eliminar

Enviar um comentário

A minha receita ficou em 1° lugar

A minha receita ficou em 1° lugar
DELÍCIA GELADA TRÊS MOUSSES ALSA

Mensagens populares deste blogue

BACALHAU NO FORNO

TARTE GELADA DE NATAS, CHOCOLATE, CARAMELO E BOLACHA

CABEÇA DE SALMÃO GRELHADA