ÓLEO ALIMENTAR - COMO UTILIZÁ-LO



Existem vários tipos de óleo, um para cada preparação de receita.
Um dos óleos mais comuns é o óleo vegetal. Os óleos alimentares mais comuns são:


Óleo de girassol: É pobre em gordura e rico em vitamina E. Podemos utilizá-lo para fritar, cozinhar e temperar saladas.
Óleo vegetal: Constituído por uma mistura de vários óleos, girassol, milho, soja e palma. Podemos utilizá-lo em receitas e para fritar.
Óleo de milho: Rico em ácido linoleico, que ajuda na manutenção dos níveis de colesterol.Podemos utilizá-lo em cozimentos e fritos, mas só em fritos que atinjam temperaturas médias, ideal para utilizar a frio nos temperos das saladas, molhos e outros.
Óleo de amendoim: Rico em gorduras insaturadas, apresenta elevados níveis de vitaminas D e E e é um óleo de fácil digestão. De sabor agradável, ideal para os fritos, resistentes a elevadas temperaturas.
Óleo de canola: Extraído do grão da planta Colza, tem baixo teor de gorduras saturadas e de alta gordura mono-insaturada. Use-o para os fritos, mas só em temperaturas médias, cerca de 450 graus F.
Azeite: O mais saudável de todos os óleos, pois é o mais rico em gordura mono-insaturada que ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca. Existem diferentes variedades de azeite, virgem, virgem extra, extra leve e refinado. Existem muitos usos para todas as variedades, como tempero de saladas, refogar e cozinhar.


O seu destino, depois de utilizado

Depois de utilizar o óleo uma vez, este pode ser reaproveitado mas com algum cuidado. Para o reutilizar é preciso filtrá-lo a temperatura média através de um filtro de café ou uma gaze.
Se o óleo foi utilizado para fritar peixe o mesmo não deve ser utilizado para fritar carne. Pode utilizar o óleo até quatro vezes, com excepção do óleo que fritou peixe.
Quando o óleo começar a ficar escuro deve deve utilizá-lo mais.

Coloque-o num recipiente de plástico e leve-o para um Oleão, procedendo assim evita a contaminação do meio ambiente. 

Sabia que um litro de óleo pode contaminar até 10.000 litros de água? 


Proteja o ambiente, recicle.

Comentários

Enviar um comentário

A minha receita ficou em 1° lugar

A minha receita ficou em 1° lugar
DELÍCIA GELADA TRÊS MOUSSES ALSA

Mensagens populares deste blogue

BACALHAU NO FORNO

TARTE GELADA DE NATAS, CHOCOLATE, CARAMELO E BOLACHA

CABEÇA DE SALMÃO GRELHADA