NECTON - SAL MARINHO TRADICIONAL E FLOR DE SAL

Mais um produto de grande qualidade e nacional, com parceria com o meu blog - NECTON

A informação que vos passo foi retirada do site na Necton.

"NECTON – O nome da empresa, representa o conjunto de seres aquáticos que se movem livremente na coluna de água, com o auxilio dos seus órgãos de locomoção.
A empresa foi fundada em 1997 e desenvolve a sua actividade no sector da biotecnologia marinha, tendo-se especializado na produção e comercialização de sal marinho tradicional e de microalgas.
O Sal foi provavelmente, desde o princípio dos tempos, o primeiro mineral utilizado conscientemente pelo homem como suplemento alimentar. A crescente necessidade e preocupação do homem para manter os alimentos em bom estado levou-o a perceber que o uso do Sal, era um dos métodos.

A ligação do homem ao Sal está documentada desde 2.700 A.C. na China, os egípcios usavam o sal nos processos de mumificação, na Grécia antiga o Sal funcionava como moeda de troca e os soldados romanos recebiam rações de sal conhecidas por “salarium argentum”. A importância do Sal continuou e o “ouro branco”, como era conhecido foi também causa de guerras e conflitos.

Na Necton produzem-se dois tipos de sal, o Sal Marinho Tradicional e a Flor de Sal.


O Sal Marinho Tradicional, é produzido em pequenas salinas centenárias, utilizando métodos ancestrais. É um processo 100% natural, sem qualquer processamento, ou uso de aditivos químicos, utilizando somente a água do mar, energia solar e o trabalho do Homem.



O processo natural de cristalização é optimizado de forma a que a maioria dos minerais (cerca de 80) presentes na água do mar se mantenham presentes no sal, tornando-o num sal completo do ponto de vista nutricional.

Após a cristalização o sal é colhido à mão e é seco ao sol por um período mínimo de cinco dias para que a água remanescente evapore, maximizando assim a percentagem de magnésio e iodo contidos. A sua cor branca natural e humidade que possui, são algumas das características únicas deste Sal.


O Sal Marinho Tradicional é o produto ideal para cozinhar os seus alimentos.


A época produtiva do Sal Marinho Tradicional estende-se entre Maio e Setembro.

A Flor de Sal foi desde sempre consumida em Portugal pelos Marnotos (trabalhadores da salina) em sua casa. Davam-lhe o nome de “coalho”  por flutuar à superfície da água tal como a nata no leite.




A Flor de Sal é composta por cristais leves, em forma de palheta, de uma brancura extrema, que se formam na superfície das pequenas peças da salina, formando uma fina película de sal que as cobre.  Essa “película” é colhida diariamente, com um rodo (instrumento manual de recolha), necessitando para o efeito de perfeitas condições climatéricas.

A grande vantagem da Flor de Sal é o seu sabor, ou melhor, os sabores que esta desperta nos alimentos."

Recebi da Necton estes excelentes produtos:

- Sal Marinho Tradicional - 2 embalagens de Kg
- Flor de Sal - 2 embalagens de 500 g
- Caixa de saquetas individuais de flor de sal (que são muito práticas para colocar na mesa, para levarmos com a nossa lancheira, para o trabalho, para um piquenique ou para a praia) - 1 caixa de 50 unidades
- Saco em estopa com Flor de Sal - 1 embalagem de 500 g
- Frasco vidro com colher de pau - frasco de 150 g


Obrigado pelo envio de tão excelentes produtos.


Comentários

A minha receita ficou em 1° lugar

A minha receita ficou em 1° lugar
DELÍCIA GELADA TRÊS MOUSSES ALSA

Mensagens populares deste blogue

BACALHAU NO FORNO

TARTE GELADA DE NATAS, CHOCOLATE, CARAMELO E BOLACHA

CABEÇA DE SALMÃO GRELHADA