BOLO DE TOMATE E BAGAS GOJI


"As bagas goji ou goji berries (as bagas anti-envelhecimento) são umas bagas vermelhas provenientes do Noroeste da China e do Tibete. São vendidas no seu estado seco, ainda cruas, porque são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC.
São saborosíssimas e podem ser comidas directamente do pacote ou adicionadas a cereais de pequeno-almoço, saladas de frutas, batidos, como se tratasse de qualquer outra fruta seca.
Embora sejam uma novidade na cozinha Ocidental, os chineses têm conhecimento dos poderes especiais desta baga desde há milhares de anos. Das cerca de 8000 ervas e alimentos que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa, as Goji berries são consideradas a erva-alimento nº 1. Estão no topo da tabela.
As bagas goji contribuem para uma vida alegre, energética e saudável. Saborosas, fáceis de incorporar no dia-a-dia e tão concentradas em nutrientes, não admira que estas pequenas bagas sejam um fenómeno extraordinário de sucesso por todo o mundo.

Informação nutricional
As Goji berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta. São uma fonte de proteína completa. Contêm 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano. Contêm até 21 minerais, entre os quais: zinco, ferro, cobre, cálcio, selénio e fósforo. 

As Goji berries contêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. E também polissacarídeos, que fortificam o sistema imunitário, sendo que este é um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento.

Usos tradicionais

Na Medicina Tradicional Chinesa, as Goji berries têm sido consideradas como um alimento da mais alta qualidade para promover a longevidade, dar força e estimular a potência sexual.
Consta que o famoso Li Qing Yuen, que popularizou o Ginseng na cultura chinesa e que aparentemente viveu até à madura idade de 252 anos (!!!) (1678-1930), consumia Goji berries diariamente.

Benefícios e possíveis efeitos medicinais

Muitos estudos publicados nos últimos anos, principalmente na China, reportam possíveis efeitos medicinais das bagas goji, especialmente devido às suas propriedades antioxidantes, incluindo potenciais benefícios contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias, problemas de visão, do sistema neurológico e imunitário. Também se lhe atribuem propriedades anti-cancerígenas. É uma fruta anti-envelhecimento por excelência, aumentando os níveis de energia, ajudando no processo digestivo e na perda de peso - por ser tão concentrada, basta comer pouca quantidade para se sentir saciado e bem nutrido.
Os aminoácidos presentes nestas pequenas bagas estimulam o funcionamento de células brancas até 300%, tornando muito difícil que quem as consome fique constipado ou com gripe.
Uma das mais recentes descobertas acerca dos benefícios das Goji berries é a sua capacidade de melhorar os níveis de insulina nos diabéticos. As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry.

Como usar

Directamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm).
Também podem ser demolhadas e rehidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária. Dosagem: quantidade razoável – 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia."

Texto retirado de: Centrovegetariano.org

Vi algumas receitas do bolo de tomate em vários blogs, achei interessante e como gosto de desafios coloquei as mãos na massa e eis o resultado:

INGREDIENTES:

 100 g de manteiga amolecida
 200 g de açúcar amarelo
 2 ovos grandes
 200 g de polpa de tomate (ou um pacote dos pequenos)
 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
 150 g de farinha de trigo Branca de Neve
 1 colher de chá de fermento em pó 
 1 colher de chá de canela
 100 g de bagas goji
 Vinho do Porto


Preparação:

Se não comprou o pacote de polpa de tomate, comece por retirar a pele aos tomates e as sementes. Triture muito bem. Coloque as bagas goji numa taça e cubra-as com o Vinho do Porto.
Bata o açúcar com a manteiga até obter uma massa cremosa e adicione os ovos mexendo muito bem.
Num outro recipiente coloque a polpa de tomate e junte-lhe o bicarbonato de sódio, mexendo e aguarde cerca de um minuto. A polpa do tomate vai começar a borbulhar e a crescer. Adicione-o à mistura anterior.
Adicione a farinha peneirada, o fermento, a canela e as bagas goji escorridas, envolva tudo muito bem. Vai ao forno quente a 180º em forma muito bem untada durante cerca de 35 minutos. Verifique se está cozido com o teste do palito.
O bolo fica baixo. Utilizei uma forma com 28 cm, mas numa próxima vez irei utilizar uma menor, com 21 cm, para que fique um pouco mais alto. 


Deixe arrefecer um pouco e desenforme.
Pode servir simples ou com iogurte grego e chocolate derretido, geleia de um fruto a seu gosto ou com uma bolinha de gelado.
Em substituição das bagas goji pode utilizar nozes ou passas de uva.

Acompanha muito bem com Vinho Moscatel fresco ou Vinho do Porto.

BOLO DE TOMATE E BAGAS GOJI

Comentários

  1. E ficou muito bem amiga...muito mesmo...bjokinhasss

    ResponderEliminar
  2. está com ótimo aspecto e bem tentador.
    boa semana
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Hummmmm, certa vez fiz um bolo de tomate postado pela amiga Moira que ficou um escandâlo de gostoso, a receita desse me parece não ficar atrás e ainda vou poder usar minhas bagas goji que devem estar chegando diretamente daí, presentes da amiga Rute, conclusão...receita copiada!
    Bjuss e ótima semana!

    ResponderEliminar
  4. Olá:

    O aspecto é delicioso, gostei muito.

    Beijo.

    Nita

    ResponderEliminar
  5. Quem tiver interesse em adquirir as bagas de goji trabalhamos com a venda do verdadeiro goji berrye pacote com 600 gramas do fruto, vc pode pagar com boleto bancário a vista ou parcelar no cartão de crédito pelo pagseguro, entregamos via pac que leva em torno de 8 dias para chegar ou via sedex que chega em 2 dias, acessem nosso blog: http://mudasdegoji.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A minha receita ficou em 1° lugar

A minha receita ficou em 1° lugar
DELÍCIA GELADA TRÊS MOUSSES ALSA

Mensagens populares deste blogue

BACALHAU NO FORNO

TARTE GELADA DE NATAS, CHOCOLATE, CARAMELO E BOLACHA

CABEÇA DE SALMÃO GRELHADA